Se engana quem pensa que o Jusbrasil é uma plataforma do governo. Na verdade, o site é uma empresa privada e foi fundada por amigos conterrâneos de Salvador, com a ideia inicial de ser o “Google” do setor jurídico.
No entanto, rapidamente conquistou uma ampla base de usuários, tornando-se uma ferramenta útil para qualquer brasileiro interessado em questões jurídicas.
A história do Jusbrasil começa alguns anos antes de sua fundação, que foi em 2008, quando seus seis fundadores decidiram criar uma ferramenta de busca para competir com o Google. Contudo, como Luiz Paulo Pinho, um dos fundadores, admite, “claramente, não deu certo”.
Luiz Paulo Pinho, Rafael Costa, Rodrigo Barreto, Daniel Murta, Gustavo Maia e Osvaldo Matos Júnior, todos com idades entre 20 e 28 anos, começaram a jornada com a ideia de um buscador para a internet profunda. Vinte anos depois da criação, apenas Osvaldo não faz mais parte da empresa.
Em menos de um ano de operação, o Jusbrasil já atraía 1 milhão de visitantes únicos. Ao analisar os números, perceberam que o potencial do site era muito maior do que inicialmente imaginado para o setor jurídico.
Pinho estima que, na época, havia cerca de 700 mil advogados com OAB ativa no Brasil, um número bem inferior aos visitantes mensais do site.
“Nossa ideia inicial era ser mais um buscador, mas percebemos que a informação jurídica não era exclusiva dos advogados. Ela também era essencial para o cidadão comum”, afirma Pinho.
Embora seja um dos sites mais acessados do Brasil, o Jusbrasil sempre manteve um perfil discreto. Focada no seu trabalho, a plataforma cresceu constantemente, sem se deixar desviar pela atenção da mídia.
Atualmente, a plataforma registra impressionantes 36 milhões de visitas mensais, segundo dados da SemRush. Para comparar, está um pouco atrás de gigantes como os Correios e o Reclame Aqui, que têm aproximadamente 42 milhões de visitas mensais.
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