Existe alguém na face da terra que possa contar melhor a sua história de vida do que você?
A resposta é óbvia e lógica: Não!
Você pode escolher empreender nas mais diversas áreas existentes no mundo e mesmo que não tenha nenhum conhecimento na área, com certeza irá ter um especialista que possa te ajudar no ramo. Mas quando se trata da sua história de vida, não há especialista mais qualificado do que você para assumir o papel de fazer esse storytelling. Ademais, pessoas se conectam com histórias e a melhor forma de ingressar/empreender no mercado de palestra é contando história, conectando o seu público a suas expertises e história de vida, seja ela no âmbito pessoal, espiritual ou profissional.
A sua história de vida, transformação, de superação (os processos que você passou), o conhecimento que você tem em uma área específica têm um valor inestimável no mundo "empresarial" para um determinado público, que em algum lugar do mundo está esperando ouvir um pouco sobre você, sobre suas habilidades, expertises e superações para que através dessa conexão elas tenham um start e possam galgar o próximo nível. E um dos requisitos cruciais para empreender nesse ramo é:
1º Saber quem você
Saber quem você é em sua essência facilita sua carreira em mais de 50% de sua jornada. Quem sabe quem é fica impossível se perder no meio do caminho, pois quem tem conhecimento tem o poder nas mão, mas quem tem autoconhecimento tem superpoder.
Eu costumo dizer que "Quando sabemos o que somos e o que amamos, não aceitamos menos do que merecemos!". Você sabe o que traz brilho aos seus olhos e o que você falaria por horas mesmo independente de remuneração? Fique atento! Aí está a resposta para o seu grande começo.
2º Ter uma história de vida que conecte com o seu público
Você sabia que as pessoas são curiosas e adoram novidades?
Como eu já havia dito: “pessoas se conectam com história", por tanto, crie maneiras criativas de contar a sua história, que gere curiosidade e que seja impactante, porém, lembre-se, faça isso sutilmente para não parecer que é uma "eulestra", ao invés de uma palestra. Você já parou para pensar nesse aspecto?
3º Saber quem é o seu público
Saber para quem vai falar é algo indispensável para o sucesso de qualquer empreendimento, pois quem não sabe para onde está indo qualquer caminho é caminho, assim como, quem não sabe para quem está falando. A arte de falar também requer a identificação de um público, pois é esse público que vai querer te ouvir com gostinho de quero mais. Sabe aquela pessoa que você escuta e chega suspira? Pois é assim que tem ser sua palestra aos olhos do seu público alvo.
4º Entender o mundo da palestra como missão e propósito e está disposto a pagar o preço
Você sabia que quem não sabe o seu propósito aceita qualquer proposta? Por tanto, encontre seu propósito dentro de sua temática para que a jornada seja mais prazerosa, leve a ponto de sua “tarefa” de palestrar seja um hobby remunerado e não um cumprimento de tabela.
5º Estudar e se atualizar a respeito do que você vai falar
O mundo está em constante evolução e mudanças e, engana-se quem acha que sabe tudo e não tem mais nada a aprender. Ademais, por meio do aprendizado constante você pode desenvolver novas habilidades, tomar decisões mais assertivas, baseadas em resultados racionais e não apenas ser movido pelas emoções, bem como, se tornar um profissional melhor a cada deleite na leitura e no aprendizado.
Talvez você estava esperando uma série de tópicos e explicações cheias de teorias e citações, porém de forma simplifica te entreguei chaves iniciais bem poderosas. Que tal colocá-las em prática?
Em postagens posteriores, irei te contar mais um pouco sobre as habilidades necessárias para um palestrante memorável, o que deve e não deve fazer em uma palestras, qual o passo a passo para ser um palestrante de sucesso, dentre outros requisitos.
Avante!
Mín. 25° Máx. 27°